segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Museu Afro Brasil

A riqueza cultural de São Paulo é impressionante. Há tanta coisa para ser ver e fazer, que boa parte não chega a nosso conhecimento. Mas vai aí uma dica para quem gosta de museus e exposições em geral: o Museu Afro Brasil.

O projeto foi implantado em 23 de outubro de 2004, com incentivos da Lei Rouanet e patrocínio da Petrobras, sendo administrado pelo Instituto Florestan Fernandes, em parceria como o Ministério da Cultura. O museu está sediado no Pavilhão Manuel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

O Museu AfroBrasil conta com um acervo fixo de aproximadamente 1.100 obras, que foram resgatados durante duas décadas pelo curador e administrador do museu, Emanoel Araújo. Fazem parte do acervo esculturas, pinturas, fotografias, livros e outros objetos que contam a história do povo negro. No site da instituição, o acervo permanente é divido em 6 temas centrais: África, Trabalho e Escravidão, O Sagrado e o Profano, Religiosidade Afro-Brasileira, História e Memória e por fim, Arte.

Além do acervo permanente há, também, as exposições temporárias, com destaque para as seguintes: Theodoro Sampaio – O Sábio Negro Entre os Brancos; A Divina Inspiração Sagrada e Religiosa – Sincretismos; Formas e Pulo: O Saci no Imaginário; Benin Está Vivo Ainda Lá – Ancestralidade e Contemporaneidade.

E para completar, o museu oferece cursos, oficinas, seminários, encontros e outras atividades, sem contar com uma vasta biblioteca, com cerca de 5.000 publicações, com temas relacionados à história negra.

Não deixe de conferir e conhecer um pouco sobre a história de um povo que não apenas ajudou a forjar a sociedade brasileira, mas acabou por contribuir de forma ímpar para que nossa cultura e costumes tornassem-se únicos no mundo.

Onde: Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera, Portão 10
Pavilhão Manoel da Nóbrega – São Paulo.
Quando: Todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 10h às 17h.
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: http://www.museuafrobrasil.com.br/

Post escrito por Leonardo Cássio, publicitário, jornalista e colaborador do CultCultura

Nenhum comentário: