sexta-feira, 6 de março de 2009

Capital Brasileira da Cultura

Na próxima terça-feira, haverá uma solenidade no Theatro Artur Azevedo, em São Luís, no estado do Maranhão, a fim de que a cidade receba o título de "Capital Brasileira da Cultura".

Eu já ouvi falar que a cidade de São Luís tem um teatro bárbaro e que eles realizam um festival de teatro bastante conhecido no meio artístico. Mas... Capital Brasileira da Cultura?

O título de Capital da Cultura visa valorizar o patrimônio artístico e cultural das cidades eleitas, promovendo-as, dando suporte na realização de eventos e divulgando suas riquezas para todo o resto do mundo. A primeira cidade eleita foi Atenas, na Grécia, em 1985.

Houve um período de candidatura das cidades que tinham interesse em se tornar a Capital Brasileira da Cultura e, depois, um júri constituído por representantes dos ministérios da Cultura e de Turismo e pelo Bureau International de Capitais Culturais escolheu a que julgou ser a mais adequada, no caso, São Luís.

Estava lendo o blog do Pequeno Teatro de Torneado (da peça "Refugo") e, coincidentemente, havia um texto sobre a concentração cultural em São Paulo. Mayra, atriz do grupo, comenta sobre a dificuldade de conseguir uma oportunidade nos cursos/ núcleos onde ela faz entrevistas.

"Estou em São Paulo, que é o maior pico cultural do Brasil, e quando vou fazer entrevista tem gente do país inteiro querendo uma chance também. E não temos vagas para todo mundo, infelizmente. O dinheiro investido em cultura não consegue cobrir os artistas de São Paulo, muito menos os que vem de fora."

Será que São Luís será a Capital Brasileira da Cultura pra desafogar toda essa concentração de peças, cursos e artistas da região sudeste do país? É uma possibilidade... Quem souber qual é a justificativa oficial, por favor, comunique-nos!

Fonte: Site "TV Canal 13"

Por Thais Polimeni

Nenhum comentário: