domingo, 17 de maio de 2009

Crer para ver


"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar" - Oscar Niemeyer

Quando eu estava na faculdade, uma das professoras passou um vídeo do "Roda Viva" na sala, com a participação do sociólogo italiano Domenico de Masi. Achei o programa fantástico. As ideias do Domenico de Masi eram visionárias, ele falava sobre criatividade e novas formas de relacionamento com o trabalho. Comprei o DVD pelo site Cultura Marcas, mas quando chegou em casa, percebi que era outra entrevista. Pois é! O sociólogo participou de 2 entrevistas no Roda Viva.

O DVD que eu comprei foi a última, de junho de 1999. Essa entrevista me deu ainda mais ânimo e abriu minha mente pra vários projetos - o Cult Cultura foi um deles.

Entre os "entrevistadores", estavam o publicitário Washington Olivetto (da W/ Brasil) e o jornalista Gilberto Dimenstein (do site Catraca Livre). Nos primeiros 40 minutos da entrevista, um dos comentários que me chamou a atenção foi o de Domenico de Masi, em resposta a Washington Olivetto, a respeito da vida de alguns gênios da humanidade. Domenico disse que passou aquela manhã com o arquiteto Oscar Niemeyer, quem considera, ao lado de Le Corbusier, o maior arquiteto do século XX. Ele confessa que encontrou em Oscar Niemeyer uma postura totalmente diferente diante da vida. Prova disso é a inscrição presente em uma das paredes de seu estúdio: "O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar".

"Um arquiteto de tal gabarito escreveu uma coisa desse gênero", frisou o sociólogo.

Nós podemos substituir a palavra "arquitetura" por qualquer outra atividade que exercemos em nosso cotidiano. Às vezes a gente dá uma importância tão grande a situações tão pequenas que acabamos não vivendo a vida em sua totalidade. Pra quê nos preocuparmos com o estresse do chefe, com a nota da prova daquela matéria que nao vai fazer a menor diferença em sua vida, com a resposta do MinC pra aquele projeto que você fez com tanta dedicação, com a grosseria de pessoas que nao respeitam ninguém?

Temos que relevar muita coisa e, ao lado de nossos amigos e de pessoas educadas e compreensivas, conseguiremos mudar esse mundo injusto.

O Cult Cultura acredita que isso é possível. Não precisamos de grandes pretensões. Basta vivermos, termos - e sermos - amigos e querermos mudar esse mundo. Com ou sem leis de incentivo, com ou sem financiamento, mas com vontade de ver uma sociedade mais alegre e justa, a partir do incentivo à cultura em todas as classes sociais.

E, nesse post, indicamos dois sites incríveis, que têm ideias cultculturais bem bacanas:

Catraca Livre
Atividades grátis ou de baixíssimo custo, além de blogs, Leis de Incentivo e outros links bacanérrimos!
www.catracalivre.com.br

Programa Livre
Atividades gratuitíssimas!
www.programalivre.wordpress.com

Para ver mais fotos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, clique aqui

Por Thais Polimeni
Fotografia: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, por Thais Polimeni

Nenhum comentário: