quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

E o Vale do Paraíba?

Brincadeira à parte, Juca Ferreira anunciou mais uma ação que poderá ser muito bem aproveitada por quem vive de cultura no Brasil: o Vale Cultura.

O VC vai funcionar da mesma forma que o VR e o VT: todo colaborador de empresas de lucro real irão receber R$50,00 por mês para serem utilizados em eventos culturais.

Tá... Ok... Os eternos insatisfeitos com a vida vão falar um monte, dizendo que R$50,00 é muito pouco, que não dá nem pra ir a um showzinho e não-sei-o-quê. Mas eu digo que essa ação do Ministério da Cultura é uma forma mais de incentivar a população a participar da cultura do que de aumentar a renda dos artistas e produtores.

Por exemplo: você pode ir ao teatro tanto pagando R$50,00 quanto R$250,00. Mas eu lhe digo que as melhores peças a que eu assisti eu paguei, no máximo, R$10,00 - a maior parte foi de graça, na verdade. No cinema, com R$50,00, você pode ir umas 3 vezes por mês. A parte musical varia muito, mas com essa quantia, você consegue um lugar (ruim, atrás do pilar, mas consegue) em uma casa de shows conhecida ou muitos lugares muito bons nos Sesc's. Você escolhe! Eu já fui a shows da Maria Rita, do Toquinho, da Zélia Duncan e cheguei a pagar R$3,00 o ingresso!

Tá na hora de começarmos a valorizar o que é feito e parar de fazer críticas a torto e a direita. É claro que não temos que nos contentar com tudo - nem vamos conseguir isso! - afinal, a gente quer sempre mais!

Por Thais Polimeni

Nenhum comentário: