segunda-feira, 15 de junho de 2009

Orquestra Jazz Sinfônica

Ao longo do tempo, uma barreira enorme foi criada afastando a população da dita "música clássica", tornando a música popular e folclórica a expressão da criatividade e acesso popular. Uma vez que a musica erudita é para... Eruditos (!!), para os demais, resta o bom e velho pão e circo que nos é empurrado goela abaixo ao ligarmos a televisão, rádio, ao andarmos pelas ruas.

Pois bem, visando quebrar esse estigma classicista é que, em 1990 foi criada a Orquestra Jazz Sinfônica. Para uns, uma forma de dar tratamento sinfônico à música popular, para outros, uma estratégia que visa o acesso da população à música clássica.

A Orquestra Jazz Sinfônica visa à reprodução da música popular mundial (com especial atenção à brasileira, claro) em moldes clássicos, tendo recebido, em seus 19 anos de trabalho, compositores e intérpretes de valiosa representatividade, como Caetano Veloso, João Bosco, Gal Costa, Nana Caymmi, entre muitos outros.

Na última sexta e sábado (12 e 13 de junho) a Jazz convidou Rodolfo Mederos, músico argentino e referência na arte de tocar o bandoneon. Juntos, deram nova roupagem ao tango, trazendo o vigor de Volver, El Caburé e El dia que me quieras para as poltronas do lotado Auditório Ibirapuera. Impossível não se sentir tocado pelos violoncelos, violinos, viola e bandoneon, todos sinceros como a vida, passionais como o tango.

Em pequeno discurso, Rodolfo Mederos fez observações sobre a realidade da música mundial, massificada pela globalização e sem identidade. Defende e reafirma a sua cultura ao apresentar o tango de forma tão íntima. Foi um espetáculo vibrante.

Mensalmente, a Orquestra Jazz Sinfônica se apresenta no Auditório Ibirapuera, sempre com novos temas e novas parcerias. Para mais informações clique aqui

Por Bárbara Pegoraro, leitora e colaboradora do Cult Cultura.
Foto do blog http://cultural.colband.blog.br

Nenhum comentário: