quarta-feira, 17 de junho de 2009

Festa do Teatro

Recebi uns e-mails muito fofos hoje, todos com o maravilhoso tema: Festa do Teatro.

Meus amigos ficaram sabendo desse evento pela Comunicação Interna de onde eles trabalham e me encaminharam, porque falaram que se lembraram de mim. Achei o máximo!!!

Em uma das respostas que enviei, fiz alguns comentários sobre cada peça a que eu assisti ou que eu já tinha ouvido falar. Aí pensei: "Hum... interessante colocar essas infos no Cult Cultura!"

Abaixo, seguem minhas opiniões. Já aviso que são apenas comentários, e não críticas profundas, porém, podem servir pra você decidir entre uma peça ou outra.

Bom, só pra começar, a "Festa do Teatro" é um evento que visa formar plateias de teatro! Lembram-se do Projeto Incógnita? É mais ou menos a mesma coisa! Um dos realizadores desse evento é o Grupo Parlapatões... Isso mesmo! Aqueles do teatro-bar da Praça Roosevelt: se nunca foram, vale a pena! Fica a dica.

Os ingressos (2 por pessoa) serão distribuídos nos dias 18, 23 e 26 de junho, em 5 pontos: Centro Cultural São Paulo, Teatro Municipal, e nos postos colantes da Lapa, Vila Formosa e Santo Amaro (mais detalhes, no final do post).
É importante dizer que o patrocinador do evento é a CCR, um dos maiores grupos de concessão de rodovias do país. Empresários, sigam esse exemplo!

"A alma imoral" é fantástica. Saí de lá com vontade de ver de novo. É uma peça que fala sobre a vida, que quebra paradigmas. Você sai de lá diferente, com outra visão de mundo.

Meu amigo foi assistir a "A noviça rebelde" é disse que é excelente! A produção é perfeita. Parece Broadway, mesmo!

"A cabra ou quem é Sylvia?" é dirigida pelo Jô Soares e tem o José Wilker no elenco. Não assisti, mas me falaram que é meio forte, pq aborda o tema "zoofilia".

"A filosofia da Alcova" eu não assisti, mas eu imagino que seja meio forte, no estilo de "120 dias de Sodoma", ou seja, uma energia beeem pesada. Quem quiser sentir emoções diferentes, vale a pena ir!

Saíram boas críticas sobre "A noite mais fria do ano". O grupo é do pessoal da Praça Roosevelt. um dos atores é o Mario Bortolotto. Eles ficaram em cartaz no Sesc Paulista.

Alguns amigos meus assistiram a "A vida secreta de Batman e Robin"e gostaram muito. Mas tem que ir pra se divertir, sem esperar humor muito intelectual.

"Aldeotas" é com o Caco Ciocler, em cartaz no Tucarena (teatro da Puc). Pelo que eu li, é uma peça focada na dramaturgia e na interpretação do ator. Sem grandes produções. Recomendo peças desse estilo! E quero ver Aldeotas! A direção é da Quito, professora da EAD-USP.

O produtor de "Assim com Rose" é meu amigo. Confio no bom gosto dele! Afinal, o texto tem como referência, 3 contos de Mario de Andrade. Apesar de eu não ter assistido, tudo indica que é louvável!

Um amigo meu assistiu "Beatles num céu de Diamantes" no Festival de Curitiba no ano passado e falou que foi uma das melhores peças que ele já viu! A trilha sonora, obviamente, é composta de músicas dos Beatles.

"Carro de Paulista" eu assisti umas 3 vezes. A TV Cultura está gravando um telefilme sobre a peça, que tem feito o maior sucesso há anos. É boa, mas tem muito palavrão, ou seja, tirem as crianças da sala, hehehe.

"Coisa boa pra você" já foi citado no Cult Cultura! Vejam: http://cultcultura.blogspot.com/2009/05/coisa-boa-pra-voce.html

Uma amiga minha assistiu a "Como passar em concurso público" e me recomendou. Ela falou que ela e o marido dela riram do começo ao fim.

"Dona Flor e seus 2 maridos" é no Teatro da FAAP (lê-se: caríssimoooo!). Vale a pena ver essa peça de graça!

"Emoções que o tempo não apaga" está em cartaz há bastante tempo no Teatro Maksoud, mas ainda nao vi, nao...

Eu li uns releases sobre "Eu tenho a última temporada" e fiquei a fim de assistir! Acho que é engraçado! Fala sobre um grupo viciado em séries de TV! Falam sobre Lost e cia.

"Happy Hour" é com o Juca de Oliveira! Me falaram que é fantástica!!! Sem contar que Juca é Juca, né? Um superdramaturgo!

"Improvável" é muito bom!!! Tem vários vídeos deles no Youtube. É uma peça de improvisação. Cada dia é diferente do outro não só pela Improvisação, como também porque há substituição de atores: Tem um grupo fixo (que são Os Barbixas), 1 mestre de cerimônias e 1 ator convidado. O mestre e o ator mudam a cada apresentação. Quem será que vai participar? Já participaram: Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marianna Armellini e Cristiane Wersom (dAs Olívias).

Quem fazia "Mãos ao alto, SP" eram o Marcos Mion e a Rosi Campos (a Morgana do Castelo Rá-Tim-Bum, lembram? Ele é um ótimo ator, acreditem! Se eles ainda estiverem no elenco, vale a pena conferir!

"No meio do Caminho" eu assisti no Festival de Curitiba desse ano. Fiz uma crítica para o Jornalirismo. Clique aqui.

"O amante do meu marido" é com o Mateus Carrieri. A história é bem fraquinha. É divertida. Tem gente que chora de rir, mas também não vá esperando um humor muito inusitado. É humor de domingo.
"O mistério de Irma Vap" é dirigido pela Marília Pêra e encenado por Marcelo Médici e Cássio Scapin. Preciso falar mais alguma coisa?

"Oceano" deve ser peculiar! É uma peça circense do Parlapatões que estreou na Ópera de Arame, no Festival de Curitiba. Todos os ingressos estavam esgotados, inclusive pra imprensa!

"120 dias de Sodoma" eu achei muito pesado. Marquês de Sade, né?

Já vi alguns "Prêt-a-porter", mas nao curti muito, nao... Achei que os atores são meio artificiais. Mas esse eu não vi (Prêt-a-Porter Coletânea 2), então pode ser que tenha melhorado!

"Querido Mundo" é meio sem graça. Vc sai como entrou. Nao agrega muita coisa, nao...

Assisti a algumas cenas do "Quinta que Pariu", no "Nunca Se Sábado". É engraçado, mas nada de extraordinário.

Vergonhosamente, ainda não assisti ao "Trair e Coçar é só começar", que está em cartaz desde a época da Dercy. Se faz tanto sucesso, deve ser muito boa!

"Vestido de noiva" é uma peça do Nelson Rodrigues, mas essa montagem com o Marcelo Anthony é totalmente diferente do convencional. Eu, particularmente, curto mais as montagens diferentes das peças do Nelson, porque aquelas convencionais, que se apegam muito à dramaturgia, são bem fortes!

Postos de Distribuição

Posto Centro Cultural São Paulo (Foyer
Endereço: Rua Vergueiro, n° 1000.
Dias de distribuição: 18, 23 e 26 das 16:00 às 20:00
Posto Teatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N
Dias de distribuição:18, 23 e 26/06 das 11:00 às 15:00

Posto Volante Lapa
Endereço: Biblioteca Mário Schenberg - Rua Catão, 611
Dias de distribuição: 18/06 das 13:00 às 17:00

Posto Volante Vila Formosa
Endereço: Biblioteca Paulo Setúbal - Av. Renata, 163
Dia de distribuição: 23/06 das 13:00 às 17:00

Posto Volante Santo Amaro
Endereço: Biblioteca Pref. Prestes Maia - Av. João Dias, 822
Dia de distribuição: 26/06 das 13:00 às 17:00

Se quiserem receber a lista de peças e datas de distribuição dos ingressos, enviem um e-mail para cultcultura@gmail.com, fazendo sua solicitação.

Para mais informações, acessem: http://www.festadoteatro.com.br/

Por Thais Polimeni

Nenhum comentário: