quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras

A arte Afrobrasileira vem ganhando destaque e relevância nos últimos anos, uma vez que ela é uma das bases da cultura do Brasil. Para dar mais visibilidade e prestígio, além da tão necessária ajuda financeira a grupos, artistas e projetos, foi aberto o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras.

As inscrições para o concurso irão até 05/03/2010, via internet, contemplando projetos nas áreas do Teatro, da Dança e das Artes Visuais. O Prêmio é realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves — CADON — em conjunto com a Fundação Cultural Palmares — FCP —, com patrocínio da Petrobras.

A premiação foi resultado do II Fórum Nacional de Performance Negra (2006), realizado na capital baiana, Salvador. Nele, foram debatidos problemas na fomentação de projetos que discutam a cultura afrodescendente, como, por exemplo, a falta de editais públicos direcionados a temática negra. O assunto é polêmico, mas o desdobramento mais importante foi a idealização do Prêmio.

A banca julgadora foi escolhida por meio de votação da sociedade civil no site do concurso e deverá ser anunciada em breve. Para inscrição e mais informações sobre o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras acesse: http://www.premioafro.org/

Por Leonardo Cassio

Nenhum comentário: