quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lula, o filho do Brasil

Fui assistir ao filme do Lula, do qual tanta gente tem falado. "Lula, o filho do Brasil". Todos os comentários que eu ouvi sobre o filme foram superpositivos. Teve gente que chorou horrores, outros que indicam a toda sua lista de contatos no Facebook, outros que mudaram totalmente o pensamento sobre o Lula após conhecer sua história... No meu caso, eu comecei a ver o Lula com outros olhos desde o dia que eu fui ao lançamento do Vale-Cultura, no ano passado. Até então, o que eu sabia dele era o que vinha pela mídia, principalmente as suas famosas frases. Lá no lançamento, ele fez um discurso de por volta de 2 horas. Muito tempo pra quem ouve e pouco tempo pra um político. E foi o melhor discurso que eu já vi. Era impressionante ver como ele conseguia prender a atenção de todo o público: políticos, artistas, produtores, jornalistas... Ele falava a língua do pessoal que estava lá. Contava histórias sobre a sua infância, sobre o país, sobre a política, sempre relacionando-as com o tema do evento: cultura. Quando comentei isso com meus amigos, tive que ouvir as piadinhas: "Ah, agora a Thais virou fã do Lula". Mas eu tinha justificativas reais para falar bem dele, algo que nenhum dos piadistas havia presenciado.

Agora, com esse filme, muitos já mudaram de opinião. A produção de "Lula, o filho do Brasil" é fenomenal. Fotografia belíssima, montagem precisa, atores hipercompetentes e lindos (lindos até demais: a pele da mãe do Lula representa mais um comercial de creme hidratante do que a pele de uma mulher do sertão do nordeste da década de 50!).

Em paralelo à história do Lula, é apresentada a história do nosso país, mas com uma visão e uma abordagem diferente da que estamos acostumados a ler nos livros didáticos. Cada local mostrado no filme tem tudo para se tornar um ponto turístico, desde sua casa em Garanhuns, Pernambuco até o DOPS e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Destaque para Rui Ricardo Dias, protagonista. A preparação vocal é de impressionar! Parece que foi o Lula quem o dublou. Fantástico!

É importante lembrar que o filme foi feito sem nenhuma lei de incentivo. Todas as empresas patrocinadoras não tiveram deduzido do Imposto de Renda o valor investido na produção. Vamos torcer para que essa seja a tendência da década!



Site oficial: http://www.lulaofilhodobrasil.com.br
Twitter: http:// www.twitter.com/Filho_do_Brasil
Flickr: http://www.flickr.com/lulaofilhodobrasil/
Facebook: clique aqui
Orkut: clique aqui

Pessoal, como provavelmente a maioria de vocês sabem, o diretor do filme, Fábio Barreto, sofreu um acidente de carro no final do ano passado e está internado no Rio de Janeiro. Vamos enviar energias positivas para que ele se recupere e possa continuar nos presenteando com tantas produções deste nível!

Por Thais Polimeni

Nenhum comentário: