sexta-feira, 3 de julho de 2009

[CINEMA] Estreia: Apenas o fim

Ontem fui ao cinema com uma amiga, a Carol, assistir a um filme que ela indicou.

Não sabia qual era o gênero, o país de origem ou os atores que iriam atuar. Fui pra curtir o cinema e, é claro, confiando no bom gosto dela. Chegando lá, encontrei uma outra amiga, a Renata, na fila. Ela disse que era a 3ª vez que ela ia assistir!

No cinema, descobri que o filme era brasileiro e a Carol me contou que ele foi feito por estudantes da Puc-RJ, como um projeto de TCC. A verba foi arrecadada a partir de uma rifa de uma garrafa de whisky!!! Além disso, como eles não podiam sair do campus com o equipamento da faculdade, as locações (lugares do filme) foram todas feitas no próprio campus. Já me animei com o que estava por vir!

"Apenas o fim" é um filme delicado, leve, com foco no diálogo e na vida. Ele conta sobre o final de um relacionamento. Mas não é aquele final estrondoso, cheio de choros, gritos e depressão. É um final... Maduro, eu diria, apesar da atitude (não tão madura) que leva a essa situação.

Dava vontade de "pausar" inúmeras cenas para refletir sobre os diálogos. Há diversas referências dos anos 80 e 90, principalmente dos desenhos e filmes da época. Mas quem não se lembrar dessas referências, vai amar o filme do mesmo jeito, pois ele fala não só de relacionamento. Ele fala, principalmente, do cotidiano, das simples coisas da vida, da singularidade de cada momento, de cada segundo, de cada hora que você passa com alguém - mesmo que esse alguém seja você, sozinho, sentado e vendo o outro alguém ir embora.

Saí do cinema leve, com vontade de assistir mais vezes! Acho que vou seguir o exemplo da Rê!!! Quem quiser assistir, me chama que eu vou de novo.

Apenas o fim
80 min
Brasil, 2008.
Direção: Matheus Souza.
Com: Erika Mader, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet.
Classificação: 12 anos.
Clique aqui e assista ao trailer

Por Thais Polimeni

Nenhum comentário: