terça-feira, 14 de julho de 2009

Efeito Dominó

Efeito Dominó é um filme muito interessante. Esquecível, mas interessante. Ao contrário da grande maioria dos filmes de assalto, ele não apresenta planos megalomaníacos para burlar sistemas de segurança, não tem perseguições que arrasam dezenas de quarteirões e não aposta em grandes gênios, em mestres do crime.

Pelo contrário, é um filme cru, nu, baseado em um suposto assalto acontecido no começo da década de 70 na Inglaterra. O longa chama atenção pelo realismo imposto, deixando de lado os truques costumeiros das produções do gênero.

Efeito Dominó retrata um místico assalto realizado em 1971 na Inglaterra. Um fotógrafo (o protagonista Jason Statham, que interpreta bem esses bandidos cafajestes), um ator pornô, uma modelo falida, um bandido aposentado e mais dois ajudantes resolveram se meter num assalto a banco. Após roubarem diversos cofres, os bandidos se veem envolvidos numa complexa trama que envolve a inteligência britânica, donos de rede de prostituição, a filha da rainha, policiais corruptos e mais uma gama de gente, formando a famosa bola de neve.

O crime praticado pelo inexperiente bando aparentemente é um sucesso. Porém, ao se revelar o conteúdo de alguns cofres, os bandidos percebem que fazem parte de uma armadilha. Os desdobramentos do roubo são muito maiores do que eles poderiam imaginar e, então, correm contra o tempo para se safarem do golpe.

De concreto, pouco se sabe desse assalto. É uma quase lenda, com poucas evidências reais. O filme se baseia nestes dados e nos fuxicos surgidos na época. Os roteiristas Dick Clement e Ian La Frenais souberam tecer uma trama com diversos elementos típicos deste tipo de produção, transformando-o em um produto eficiente e competente.

O diretor Roger Donaldson consegue equilibrar seu estilo com o roteiro apurado, dando uma vivacidade poucas vezes vistas em filmes de roubo. Vale frisar aqui as piadas que caem como uma luva em passagens tensas de Efeito... Um trabalho realmente bem executado.

Mas por que raios o filme teve pouca repercussão? Pelo fato de não ser uma megaprodução hollywoodiana, a competência do projeto deveria se calcar nos detalhes técnicos, na interpretação, no roteiro e etc. E é isso que acontece. Porém, não de forma suficiente para transformar Efeito Dominó em um épico do gênero. É só mais um filme, competente, mas que não será lembrando. Infelizmente. A solução ideal? Quem dera eu saber...

Para finalizar, Efeito Dominó é uma exceção que deve ser respeitada. Um filme bem realizado, que traz à tona esse suposto crime, que até hoje intriga muita gente. Entre fatos e boatos, o filme sofre assim como seu próprio tema: é um projeto perfeito, mas que por um detalhe acabou não dando certo.

Por Leonardo Cássio

Nenhum comentário: