terça-feira, 7 de julho de 2009

[TEATRO] Estreia: Dores de Amores

Em 1989, o Teatro Bibi Ferreira foi inaugurado para receber a primeira montagem da peça "Dores de amores", escrita por Leo Lama e encenada por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira.

Vinte anos depois, a peça ganha uma vida nova na interpretação de Otávio Martins e Melissa Vettore, já conhecidos pelos espectadores de "Mothern" como o casal Léo e Luíza.

Em uma conversa (seguida de um ensaio aberto) com o autor, os atores e o diretor Naum Alves de Souza, pudemos perceber que esta montagem busca falar de amor, a palavra mais citada durante a entrevista coletiva. O amor, bastante aclamado pelo autor Leo Lama, muito mais do que a dor, é o foco da peça: "Eu acredito que o amor seja possível", destaca, lembrando que ele tinha apenas 24 anos quanto escreveu o texto.

O diretor Naum chama nossa atenção para um fato muito comum. De vez em quando, vemos um casal que julgamos ser perfeito. Quem vê de fora, diz: "Esse casal nunca vai se separar". Mas ninguém sabe a intimidade deles, o que se passa em suas conversas e quais são suas fantasias. "Ter uma relação estável ficou muito mais difícil nos dias de hoje, com relações pouco duradouras e o núcleo da família em constante evolução e modificação", lembra o diretor.

A entrevista coletiva foi uma lição de vida. Leo Lama é fantástico. Ele não tem pretensão de sê-lo, mas cada frase proferida por ele, nos fizeram refletir. Ao falar sobre as relações da atualidade, ele diz que o problema na sociedade é a falta de Deus. Mas o que é Deus? "Deus é o amor que transcende o psicologismo das pessoas".

Basicamente, "Dores de Amores" mostra a famosa "Dê-Érre" de um casal. E, em como a maioria das DR's, rola aquela dúvida da traição que, sabiamente, Leo Lama nos põe em xeque: "O que é traição? Se você está com uma pessoa que não ama e ela fica com outra pessoa, ela não te traiu...".

Otávio Martins, em uma entrevista concedida ao Cult Cultura, resume a peça com propriedade: "Esta montagem de Dores de Amores retrata um casal maduro, que já passou por outras crises e que enfrenta mais esta (...), a batalha constante pelo resgate do que há de mais bacana e mais bonito numa relação a dois. Queremos falar de amor, queremos fazer rir sobre esta aventura que é amar".

Particularmente, "Dores de Amores" me fez lembrar a peça "Mènage", à qual assisti no Festival de Curitiba deste ano e que também tinha uma produção e atores excelentes. Provavelmente é um novo e louvável estilo de teatro que vem por aí!



DORES DE AMORES
Estreia dia 9 de julho, quinta às 21 horas
Temporada: Quintas e sextas às 21 horas, até 31 de Julho.
A partir de 04 a 26 de Agosto, em cartaz às terças e quartas às 21 horas.
Duração: 60 minutos
Com Melissa Vettore e Otávio Martins.
Direção, Cenário e Figurino: Naum Alves de Souza.
Autor: Léo Lama.
Stand In: Priscilla Carvalho.
Iluminação: Wagner Freire.
Assistente de Direção, Cenário e Figurino: Marcello Jordan.
Fotografia: Alexandre Catan.
Direção de Produção: Ed Júlio.
Assessoria de Imprensa: Arteplural Comunicação
Não recomendado para menores de 16 anos.
A confirmar valor dos ingressos da temporada de agosto.

TEATRO - Shopping Frei Caneca, 6º andar
Rua Frei Caneca, 569 Consolação.
Capacidade: 600 lugares.
Telefones: 3472-2229 / 3472-2230.
Horários de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 13h até o início do espetáculo.
Estacionamento: R$ 4,00 por duas horas.

Por Thais Polimeni

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Tudo bem?

Trabalho com o Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, empresa que presta consultoria ao Governo de Minas, com o objetivo de aproximar cidadãos.

Entro em contato, pois como o blog fala sobre programas culturais que valem a pena prestigiar, gostaria de lhe enviar algumas informações - via email - sobre projetos e iniciativas do setor no estado de Minas Gerais.
Caso tenha interesse, peço que entre em contato pelo email: aline@webcitizen.com.br
Duvidas, sugestões e críticas, fico à disposição.

Abs e obrigada.
Aline Lacerda