quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Edital para Artes Visuais - Inscrições até 9 de outubro


O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, prorrogou as inscrições para a Temporada de Projetos 2010.

Criado em 1970, o Paço das Artes é um centro cultural multidisciplinar e abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), estimulando a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.

Essa Temporada de Projetos está em sua 7ª edição e é considerada um celeiro de artistas, críticos e curadores, que têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. O programa tem como objetivo o fomento das manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo.

Temporada de Projetos 2010
A Temporada de Projetos 2010 realizará nove exposições individuais (projetos de pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, videoarte, videoinstalação, performance, happening, arte on-line, cyberarte, software art, multimídia, novas mídias - eletrônicas e digitais) em espaço coletivo e um projeto de curadoria, que poderá incluir no máximo sete artistas. Paralelamente, estão previstas no programa mostras de artistas convidados pela instituição.

As inscrições foram prorrogadas até 09 de outubro. Serão aceitas propostas de candidatos residentes em qualquer parte do mundo, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas para esta iniciativa. Para a categoria projeto curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas.

Não serão aceitas inscrições de artistas e coletivos que participaram das edições da Temporada de Projetos dos biênios de 2007/2008, nem da edição de 2009.

Benefícios
Os artistas selecionados receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300,00. O projeto de curadoria selecionado receberá o valor de R$ 3.500,00. Os contemplados que residirem em outros Estados receberão passagem aérea (território nacional), hospedagem, traslados e ajuda de custo por cinco dias.

Os selecionados terão direito, ainda, a mesa redonda com o júri e coquetel de lançamento da Temporada 2010, convite, folder ou catálogo e programação visual a critério da instituição, divulgação por meio de assessoria de imprensa, texto crítico para exposições individuais (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador), inclusão dos textos e imagens das mostras no site e livro composto por textos institucionais, imagens e verbetes, que inclui todas as mostras ocorridas.

A cada exposição, o setor educativo do Paço das Artes promoverá o evento “Conversa com o Artista” e, no caso de curadoria, “Conversa com o Curador”, em datas a serem definidas. A seleção dos dez trabalhos contemplados será feita por uma comissão de até sete jurados, críticos e curadores convidados pela instituição. O resultado final será divulgado durante os meses de outubro e novembro de 2009, no site do Paço das Artes e na imprensa. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone.


SERVIÇO
Edital Temporada de Projetos – Paço das Artes 2010
Inscrições: até 09 de outubro de 2009
Pré-seleção: 13 a 15 de outubro de 2009
Seleção: 19 a 22 de outubro de 2009.
Divulgação dos selecionados: final de outubro
Link para o Edital: clique aqui

Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 1. Cidade Universitária. São Paulo
Tel.: (11) 3814-4832

Nenhum comentário: