segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Peace One Day" e "Tic Tac Tic Tac"

21 de setembro de 2009, pelo jeito, é o Dia das Mobilizações Sociais.

Peace One Day
Hoje acontecerá, em vários países do mundo, o Peace One Day.

A criação dessa data foi sugerida por Jeremy Gilley, um produtor de filmes que, preocupado com questões sobre a humanidade, reuniu esforços para definir um dia universal do Cessar-Fogo e da não-violência. Em 2001, Jeremy atingiu seu objetivo, quando 192 países das Nações Unidas adotaram o dia 21 de setembro como o Dia da Paz.

Essa data não é somente destinada à Paz entre as Nações, mas também à paz nos lares, comunidade e escolas. O objetivo é fazer com que 3 bilhões de pessoas participem do Dia da Paz até 2012.

Dei uma pesquisada na internet e conversei com amigos que trabalham em organizações do Terceiro Setor, mas não descobri nenhuma instituição nacional que tenha programado alguma ação para hoje.

Se quiser saber como ajudar (talvez não dê tempo para esse ano, mas dá pra planejar pro ano que vem!), acesse: www.peaceoneday.org

Vejam alguns blogs que deram notas sobre o Peace One Day:
http://dirceucwb.blogspot.com/2009/09/peace-one-day.html
http://www.blogbanda.com/2009/09/coca-cola-peace-one-day.html

Campanha Tic Tac Tic Tac- Hora de Acordar!
Eu tenho uma amiga, a Vivian, que é superengajada em terceiro setor, voluntariado, etc. Ela me passou um e-mail interessantíssimo, sobre a Campanha Tic Tac Tic Tac: uma mobilização sobre mudanças climáticas que vai ocorrer hoje no Brasil e em todo o mundo.

A Campanha Tic Tac Tic Tac representa dezenas de grupos e organizações do mundo todo.

Hoje, 21 de setembro, haverá seminários, plantio de árvores, mobilizações, teatro de rua, ou seja, tudo relacionado à disseminação da causa climática e ambiental. Todos os eventos levarão a mesma mensagem: é Hora de Acordar nossos governantes! Eles podem ser organizados por quem quiser, tanto pessoa jurídica quanto física. Para organizar o evento, basta reunir pessoas em um lugar público, fazer muito barulho, coletar assinaturas para o abaixo-assinado, tirar fotos e filmar a atividade. As fotos e vídeos destes eventos serão coletados e editados para serem entregues aos chefes de estado e à mídia presentes na Assembléia Geral da ONU, onde as mudanças climáticas serão discutidas.

No link abaixo, você pode cadastrar seu evento ou verificar quais já estão cadastrados e se empolgar para participar:

http://www.avaaz.org/po/sept21_hosts

Perguntas, dúvidas ou sugestões escreva para: contato@tictactictac.org.br

Essas mobilizações e atividades dão um certo ânimo. Tudo bem, sabemos que tem muita gente que se diz preocupada com causas sociais, mas que na verdade está querendo ganhar dinheiro às custas do trabalho de outros. Apesar disso e de todas as notícias ruins que recebemos, acredito que podemos acreditar na boa vontade das pessoas, agir em busca de nossos sonhos e provar esse nosso esforço vale a pena.

Por Thais Polimeni, texto e fotos

Um comentário:

laider disse...

Nenhuma entidade brasileira? Que vergonha!